Om Namah Shivaya: saudações a Shiva

Om Namah Shivaya é um dos mantras mais populares e poderosos do hinduísmo. Também chamado Panchakshari mantra, contém as 5 sílabas sagradas em Namashivaya (Na, Ma, Shi, Va, Ya), atribuídas a Shiva e aos 5 elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e éter), acompanhadas do ‘Om’, o som primordial.

O que é Shiva?

Shiva

Shiva não é uma pessoa. Shiva é o universo inteiro. É o espaço, a consciência, de onde tudo surgiu. Tudo é sustentado em Shiva e nele dissolve-se. Não há como sair de Shiva em momento algum, pois Shiva é o Summum Bonum de toda a criação.
– Sri Sri

Shiva é parte da Trimurti, a trindade hindu, composta por Brahman, Vishnu e Shiva. Essas entidades representam as três forças essenciais do Universo: criação, conservação e destruição, respectivamente.

Shiva, o destruidor, é a Realidade Suprema, responsável pela impermanência. A destruição é necessária para permitir o renascimento e dar continuidade à dança do Universo. Tudo que se inicia invariavelmente chega ao fim, em um eterno ciclo de fases e mudanças.

As mudanças, por sua vez, acontecem na forma de morte e destruição, tanto no sentido físico-biológico como no sentido de aniquilar o Ego, a falsa identificação com a ilusão do individualismo, bem como o abandono de maus hábitos e padrões negativos de ser. Assim, Shiva está associado à purificação e renovação, autoconhecimento e auspiciosidade.

Significado de Om Namah Shivaya

Nesse poderoso mantra hindu, reconhecemos que somos parte do Todo, reflexos da criação Divina. É uma serenata de amor ao nosso Ser superior.

Om – ”A-U-M”, o som primordial. É o eco da vibração primordial que originou tudo que existe.
Namah – adoração, saudação, respeito.
Shivaya – significa Shiva, ou o Eu interior em consonância com a consciência cósmica.

Dessa forma, Om Namah Shivaya pode ser entendido como “Eu invoco/confio/honro e me curvo ao Senhor Shiva”, ou ainda “Eu me curvo ao Eu Supremo”.

Shiva é um deus e também uma força poderosa, que vem para trazer à tona a união da consciência humana com a consciência cósmica. O mantra Om Namah Shivaya traz clareza de pensamento, percepção e julgamento, auxiliando o devoto na tomada de decisões em sua vida e aproximando-o de sua natureza interior.

Cantando para Shiva

Do Medo à Confiança (Flávio Passos)

Om Namah Shivaya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s